Sobre

Nós

O Opará – Observatório das Políticas Afirmativas Raciais é um grupo de pesquisa e extensão institucionalizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) desde 2024. Atuamos no desenvolvimento de pesquisas, na promoção de debates qualificados e em ações de advocacy voltadas às políticas públicas, às relações étnico-raciais e à promoção dos direitos humanos, com especial atenção ao contexto institucional.

Nosso propósito é oferecer suporte técnico e analítico de excelência à formulação, implementação, avaliação e monitoramento de políticas públicas orientadas pelos direitos humanos, pela justiça social, pela equidade e pela diversidade, com foco no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e na redução das desigualdades estruturais.

A atuação do Opará busca produzir mudanças concretas nas políticas públicas, contribuindo de forma ativa para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

Para conhecer melhor a trajetória do Opará, convidamos à leitura do livro “A Mão Invisível do Racismo Institucional e a Sabotagem da Lei de Cotas Raciais (Lei nº 12.990/2014)”.

O certificado de registro do Opará no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq pode ser acessado em: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4093936996976884

Desenvolver soluções inovadoras, fundamentadas em pesquisas baseadas em evidências, para a promoção de uma cultura antirracista, com igualdade, equidade e sustentabilidade no Brasil.

Nossa

Missão

Nossa

Equipe

O Opará é formado por pessoas diversas em gênero, raça, idade e formação, unidas pela luta para a promoção de um desenvolvimento socioeconômico, com igualdade e equidade no Brasil.

Nosso coletivo é integrado por colaboradores(as) internos(as) a Univasf e colaboradores(as) externos(as), vinculados a outras instituições de ensino, pesquisa, extensão e inovação, que atuam em parceria com pesquisadoras e pesquisadores do grupo.

Critérios para ser colaborador(a) externo:
  • Ter conexão e empatia com a agenda de trabalho do Opará;
  • Realizar projetos sobre políticas públicas e relações étnico-raciais;
  • Participar de atividades coordenadas por integrantes internos do Opará;
  • Projetos de colaboradores externos, que utilizarão a marca do Opará, devem ser aprovados pela coordenação e ter, no mínimo, a participação de um(a) colaborador(a) interno na equipe.

Pesquisadores e pesquisadoras - Equipe interna da Univasf

Discentes
Colaboradores e Colaboradoras - Equipe externa

Observatório das Políticas Afirmativas Raciais

© 2025 OPARÁ – Todos os direitos reservados.