Publicado na Folha de São Paulo

“Há algo de estranho no ar e não é com a autonomia universitária. Diante das evidências seguras trazidas pelo relatório “A implementação da Lei nº 12.990/2014: um cenário devastador de fraudes”, realizado por um grupo de pesquisadoras e pesquisadores e pelo Movimento Negro Unificado (MNU), as universidades, institutos federais, e todos os órgãos que se utilizaram do expediente da burla deveriam fazer um sincero pedido de desculpa à comunidade negra e à sociedade brasileira.

É imperdoável o que aconteceu; de onde esperávamos luz, veio a escuridão. De onde esperávamos a maior presença de pessoas negras, constatamos a ausência de reserva de vagas para os cargos efetivos nos editais de processos de seleção.

[…]

estamos propondo um pacto pela reparação, nos moldes do que aconteceu na Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), utilizando como instrumento a autonomia universitária. A autonomia universitária a serviço da justiça social”.
Acesso o artigo completo em https://www1.folha.uol.com.br/blogs/politicas-e-justica/2024/04/vamos-conversar-sobre-a-autonomia-universitaria.shtml